Aula de Canto Iniciante: Aula 2 - Respiração
Propriedade da Voz
1. Som e tonalidade
Som é tudo quanto podemos escutar – inclusive o estralo do cabo de vassoura da mulher quando o cara chega tarde em casa.
A voz humana quando falada, o barulho de um motor ou um trovão são sons simples e puros. Mas existem alguns sons com uma particularidade especial; tonalidade. Sons com uma variação de tom tornam possível a existência da Música.
Sem a diferença de tons não há melodia.
Quando falamos não emitimos tonalidade e, no entanto, cantamos ao produzir sons com a variação de tons.
2. Timbre
É a identidade sonora. Ninguém é capaz de confundir o piano de um placa de zinco sendo arrastada. Portanto, cada som teu seu timbre e ele é quem caracteriza cada som.
O timbre é quem difere o som de uma guitarra de um violino, mesmo que eles toquem o mesmo tom. Também serve para distinguir a voz de uma pessoa. Considere ainda que, por parecidas que sejam duas vozes, há discriminação técnicas entre elas. Não é à toa que existem muitos equipamentos de segurança por reconhecimento da voz.
3. Clareza
Enquanto tem tanta gente querendo aprender a cantar há outras que, se quer, sabem falar. Uma propriedade fundamental da voz é a clarividência. Se você fala e por três vezes a outra pessoa não entende e pede para repetir não quer dizer necessariamente que ela seja surda. Você pode não estar pronunciando bem o que fala.4 Aprenda a falar
Dizem que carioca é tão preguiçoso que nem fala a palavra toda. Discordo disso porque não são apenas os cariocas. O fato é que devemos ter mais qualidade ao pronunciar os verbetes. Dê atenção especial a todas as silabas para que fique claro o quer dizer. Enrolar a fala é prática de quem esqueceu a letra da música na hora do show. No entanto, a clareza é um dos quesitos avaliados nos calouros.
Cuidado para não fazer a junção de duas ou mais palavras na hora de falar. Isso pode deturpar o significado da mensagem. Espie essa clássica cantada (e funciona):
“Ô, meu bem; meu coração por ti gela!”.
Pronuncie as ultimas palavras juntas e confira o resultado (um belo fora). Atenção especial com palavras iniciadas com vogal.
No caso de
“América”, por exemplo, separe bem o “A” de “me”.
Já em
“Ambrósio” é diferente; separe “Am” de “bró”.
Palavras terminadas em “te” não são iguais que as terminadas
com “t”. No primeiro caso o “e” deve soar bem, enquanto que no
outro o som é rápido e quase imperceptível. Exemplos;
“carinhosamente” e “pierrot”. Aliás, letras consoantes como d, f, p,
t, e v isoladas no fim da sílaba não devem ser pronunciadas
como são faladas no alfabeto.
No ABC lemos v como “vê”.
Porém, na palavra Tchaikovsky seu som é um “v” rápido. A
onomatopéia (representação escrita dos sons) “zzzzzz” não deve
ser lida como “zêzêzê...”.
Apenas como o som seco de z prolongadamente. Em geral, respeitando a divisão silábica, procure falar mais ou menos articuladamente. Ou melhor, ar-ti-cu-la-da-men-te. Isso vale para quando for cantar também.
Palavrões (palavras enormes) devem ser ligeiramente divididos em duas ou três silabas na hora de serem pronunciadas. Ex. “Tessalonicenses” pode lido com uma divisão bem rápida em “Tessa-lloni-censes”.
5. Volume
Quando dizemos “Fale mais alto” (não esqueça do “por favor”), estamos pedindo para que o outro aumente o volume do som. Contudo, na música (com sons variáveis de tonalidade) alto e baixo diz respeito a grave e agudo (veremos isso mais tarde). Nesse caso devemos especificar “mais volume” ou “menos volume”.
O volume da voz esta atrelada diretamente à força com que jorramos o ar boca a fora. Daí a necessidade de uma boa respiração e conservação dos órgãos internos. Cada um tem seu limite para o volume. Não force jamais o volume da sua voz. Nem ao cantar, nem ao falar. Mas é possível dar mais consistência a ela com o decorrer do treinamento adequado, buscando o que você tem e não desenvolveu.
6 Variação do tom
Em torno do som grave (grosso) e agudo (fino) construímos a melodia, ou seja, a música em si. Existe, portanto, uma escala de tonalidades representadas por notas musicais com padrão internacional a serem executadas por instrumentos ou pela voz humana. Cantar consiste em representar fielmente (não esqueça disso) as notas musicais estabelecidas na melodia. Para tanto, é mister dominar a voz. Para saber a importância dessa variação, pegue uma música (pode ser “Parabéns pra você”) e cante numa nota só e veja se agrada – verifique se não tem ninguém estranho por perto.
Exercício de Respiração
Exercício Aquecimento vocal
Favor realizar os exercícios de aquecimento físico passados na Aula 01. Só após prossiga. Não seja teimoso(a)!
Aquecimento vocal
Esses exercícios servem para desenvolver o controle vocal dos sons. É importantíssimo para o desenrolar da voz. Não ignore a boa postura e também esteja bem hidratado (com água natural).
1. Moído: feche a boca e comece soando som “hummmmm” igual a uma vaca preguiçosa. Note que o som (grave) fica armazenado na faringe (cavidade no começo da garganta). Inicie com um tempo de 10 segundos para o som, pare, respire fundo e recomece aumentando o tempo de execução do som. 10 vezes.
2. Fonfom: o mesmo exercício acima, desta vez, trazendo o som para o nariz.
3. Staccato: vamos repetir o exercício 1 e 2 em stacato (você não sabe o que é staccato?). Quer dizer, som cortado em sequências rápidas e fortes. “Hum... hum... hum... hum”. Use o diafragma para impulsionar o som.
4. Pianinho: é semelhante ao stacato, mas com uma diferença; soe baixinho.
5. Exercício I
Agora de boca aberta, trabalhe nos moldes acima um “psiu” com o som de “ssssssss”. 10 vezes normal e 10 stacato.6. Exercício II
Ainda seguindo o modelo anterior, execute “Zzzzzzzzzzz”. 10 vezes normal e 10 em staccato.7. Exercício III
Vamos trabalhar o volume calculando o tempo de execução e dividindo em dois; do zero para o mais alto possível e daí para o zero novamente. Ou seja, vá aumentando o som e depois o diminuindo. Faça duas vezes com cada som já treinado.8. Exercício IV
Agora para relaxar, produza o som “Ffffffff” semelhante a um pneu vazando ar. Em seguida, uma chuva; “Xxxxxxxxx” e finalmente, uma metralhadora; “Rrrrrrrr”. Para este último, coloque e tremule a língua no céu da boca. 5 vezes cada.Exercício de fonologia
Procure pronunciar bem os textos a seguir:
1. O sapo sabia que a sapa soube que se sabiá soubesse saber que ser seria sabido se será sábio”.
2. Apapiru jadad irab ramát.
E
3. Coso mular terbiá, ycalabjiady rifar teerã. Mojerikitu raja caluberê ati jivá, e pot unire qal deliatibá.
OBS: Perdoe se algum vocábulo do último texto for algum palavrão em algum idioma que você conheça. Trata-se apenas de um jogo de sílabas criadas para treinar a articulação.
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