Exercícios de fonoaudiologia para melhorar dicção
Exercícios de fonoaudiologia
Os exercícios de fonoarticulação ajudam a adquirir uma dicção de qualidade. Conheça alguns exercícios que você pode praticar:Procure pronunciar bem os textos a seguir:
1. O sapo sabia que a sapa soube que se sabiá soubesse saber que ser seria sabido se será sábio”.
2. Apapiru jadad irab ramát.
E
3. Coso mular terbiá, ycalabjiady rifar teerã. Mojerikitu raja caluberê ati jivá, e pot unire qal deliatibá.
OBS: Perdoe se algum vocábulo do último texto for algum palavrão em algum idioma que você conheça. Trata-se apenas de um jogo de sílabas criadas para treinar a articulação.
1. Com os dedos apoiados no nariz, vibrar a boca e o nariz.
Emita um som como se fosse de abelha (hummmmmm) por certa de 1 minuto. Fique 30 segundos em silêncio. Repita o movimento em cinco vezes.2. Com um pequeno objeto, que pode ser um lápis, colocado apenas 1 cm dentro da boca, leia frases diversas, rimas e travas-línguas.
Leia num ritmo normal, lento e rápido cada tipo de frase. Exemplos de frases:
Exercícios de fonoaudiologia - Frase
“A clareza da comunicação é um fator determinante na conquista da confiança, que por sua vez, é fundamental na construção da credibilidade. A credibilidade é fator essencial do êxito do orador.”Exercícios de fonoaudiologia - Rima
”De tudo ao meu amor serei atentoAntes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.”
Exercícios de fonoaudiologia - Trava-língua
“Joana, a joaninha, enjoada de jantar jiló, jaca e berinjela; resolveu dar um jeito, foi falar com Juca e pediu sua sugestão. Juca, muito jeitoso, sugeriu ligeirinho: que tal jambo e jabá?”3. Inspire pelo nariz; usando o ar inspirado articule os fonemas “i” e “u”, até esgotar o fôlego.
Repita 3 vezes. Articulando, na sequência após a inspiração nasal, os fonemas “i” e “o”; fazendo o mesmo procedimento.
Intercale um e outro exercício por 3 vezes.
4. Vibre intensamente os lábios por cerca de 1 minuto.
Descanse. Repita por 3 vezes.5. Pronuncie as sílabas: Mua – Mué – mue – mui – muó – muo – muu.
Repita por 3 vezes. Fique em silêncio. Repita 3 vezes.6. Articule de forma rápida e exagerada as sílabas e letras da seguinte sequência: la a - la o – la u. Na sequência: la a – la e – la i.
Repita por 5 vezes consecutivas, após pausa ao final de cada conjunto de sequências.7. Boca fechada, aperte os lábios para dentro. Aperte-os um contra o outro com energia por 5 segundos.
Na sequência, separe rapidamente os lábios mostrando os dentes cerrados por 5 segundos.Repita a sequência 3 vezes.
8. Inspire e expire várias vezes lentamente, pronunciando as consoantes: P B T D G Q.
9. Leia pronunciando pausadamente e exageradamente cada vogal e leia na sequência a frase correlata:
AI – A gaita do pai de Adelaide está embaixo da caixa.
UI – Fui colher flores ruivas e azuis nos pauis.
AIO – O lacaio do cavalo baio leva o balaio de paio.
OIA – Aribóia via a jibóia que boiava na pitimbóia.
10. Leia pronunciando pausadamente e exageradamente cada consoante e leia na sequência a frase correlata:
M – O mameluco melancólico meditava e a megera megalocéfala, macabra e maquiavélica mastigava mostarda na maloca miasmática. Migalhas minguadas de moagem mitigavam míseras meninas.R – O rato, ratazana, o ratinho, roeram as rútilas roupas e rasgaram as ricas rendas da rainha dona urraca de rombarral.
S – Sófocles soluçante ciciou no Senado suaves censuras sobre a insensatez de seus filhos insensíveis. Suave viração do Sueste passa sussurrante sobre sensitivas silenciosas.
11. Pronuncie o “r” no final das palavras.
Cada série de quatro sílabas deve ser pronunciada numa só expiração, com ligeira parada em cada palavra:
BAR – DAR – LAR - MAR
TER – LER – VER – VIR
QUER – DER – COR – MOR
COR – DOR – FOR - POR
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