Aula de Canto Iniciante: Os primeiros passos - Aula 01

 
Introdução Aulas de Canto

Método para as aulas de Canto

Utilizo em minhas aulas uma combinação entre os métodos italiano e alemão de uma forma intuitiva (para o aluno). Do método italiano faço uso de exercícios de força (característica deste método), principalmente para desenvolvimento e domínio de respiração. 

Para estudos de dicção e ressonância abandono ao método italiano por julgar o mesmo duro (sem swing) e impostado (sem naturalidade), algo válido ao fim a que se destina, o canto erudito, mas longe do ideal para quem canta popular. Devido a tal, nestas áreas de estudo da técnica vocal utilizo o método alemão, este é bastante flexível e natural, podendo atender melhor as necessidades de quem pratica o canto popular.


Programa de Aulas de Canto

  • Técnica Vocal - O aparelho fonador; Relaxamento, Postura, Ressonância; 
  • Dicção e Articulação;
  • Emissão e colocação da voz; 
  • Tessitura e Timbre.
  • Respiração – Diafragmática (também de uma forma intuitiva para o aluno), exercícios para desenvolver a capacidade, quando e como usá-la.
  • Interpretação - Vocal, Facial e Corporal (adequação dos recursos expressivos); 
  • Pesquisa de repertório; 
  • Características dos diversos estilos musicais e seus intérpretes.
  • Dinâmica de Microfone – Seu uso, equalização para cada timbre, distância correta.
  • Técnicas de Gravação – Como se processa a gravação, tanto demo como profissional de um cantor.
  • Teoria Musical – Mais cedo ou mais tarde se é necessário, pois terá condições de ler partituras tanto clássicas como popular. 

Regras dos Exercícios

Concentrar-se:

* Procure um local tranqüilo, livre de ruídos ou o mais silencioso possível;
Não inicie os exercícios se não tiver tempo disponível para concluí-los. Considere que a rotina de exercícios aqui encontrados leva por volta de 45 minutos para ser executada, estudar canto exige atenção (percepção, sensações, etc), esta atenção você não terá caso sua mente esteja voltada para outras coisas (horário, por exemplo), ou seja, é necessário esquecer que existe um mundo lá fora e voltar sua atenção exclusivamente para você. 

Não perder a concentração (continuidade)

Ocorre de você não conseguir mais se concentrar, ou demorar para atingir novamente o estado de concentração anterior quando você é interrompido durante seus estudos? Se você respondeu sim, você é um ser humano normal (tanto quanto eu), e eu só conheço uma forma de evitar que isto aconteça: é necessário pedir a todos que não lhe interrompam durante seus estudos.

Quero dizer de início, que para conseguir cantar melhor, temos que ter em mente algumas idéias básicas. Estas idéias nunca devem fugir da mente do corista. No início do estudo de canto, o corista (solista), deve lembrar e fazer propositadamente cada passo até chegar ao ponto de fazer tudo automaticamente.

Esta fase inicial é natural e necessária! Vai levar algum tempo.
Para alguns, as idéias são incorporadas e executadas com facilidade. Para outros, leva semanas, meses ou anos para aprender a pôr em práticas estas idéias. Mas você não deve ficar desanimado(a), porque com o tempo e com treino, você conseguirá cantar melhor.

Vejamos uma criança: para chegar a andar em pé, precisa engatinhar muito; e mesmo depois de ficar na posta dos dois pés, precisa se concentrar e exercer autoridade sobre as pernas, que não tem tido a experiência de suportar o corpinho. Mas depois de algum tempo, a criança, com mais segurança, por
causa do treino diário, consegue colocar-se em pé, andar e até correr, sem pensar, isto é, fazendo tudo
subconscientemente.

Por enquanto, você precisará pensar em cada passo, cada detalhe de canto, até conseguir fazer tudo sem pensar, ou subconscientemente.

Algumas dicas práticas para aulas de Canto

  • O CORPO deve estar reto, bem esticado. Esta é a posição, sentada, ou em pé.

  • OS PÉS: O pé esquerdo fica um pouco à frente do pé direito, com 15-20 cm de distância entre os pés. Nunca se deve ficar com os pés juntinhos porque assim perde-se o equilíbrio.
    O peso do corpo deve ser distribuído entre os dois pés. O corpo deve se inclinar um pouquinho para frente, eu chamo esta posição de trabalho. Cantar é o trabalho do corista.

  • PEITO ALTO: usaremos muito esta frase porque o tórax deve assumir esta posição para conseguir a respiração diafragmática (gastaremos uma lição sobre a respiração ☺️).

  • OS OMBROS: numa posição bem natural. Não queremos uma posição forçada ou tensa, nem cansativa.

  • OS BRAÇOS: O corista geralmente segura a música na hora de cantar na igreja. Então, os dois braços ficam estendidos. O braço não fica junto ao tórax, com o cotovelo preso a corpo, mas numa posição mais para frente. O cotovelo e os braços ficam um pouco afastados do tórax. A altura melhor para segurar a música é a altura do peito.

    Quando ler alguma partitura ou até mesmo a letra da música, não deve haver necessidade de abaixar muito a cabeça para ler a música e a letra. Também a música não deve ficar numa posição tão alta que esconda o rosto, porque o rosto do corista ajuda na interpretação da música cantada.
  • A CABEÇA: erguida, como se fosse pendurada por uma corda. O rosto deve mostrar o sentido da música cantada (alegria, contemplação, devoção, tristeza).

  • A BOCA: para cantar bem, e ser compreendido, é necessário abrir a boca. É impossível cantar com a boca fechada. Vamos ver na próxima aula, que a boca se abre de maneira diferente para as cincos vogais puras (A, E, I, O, U).

Relaxamento Vocal

É essencial eliminar as tensões antes de cantar, e é isso que faremos primeiramente.
O relaxamento evita que você sobrecarregue o seu corpo com tensões e desgastes desnecessários, e
no caso do cantor(a), o seu instrumento é o próprio corpo!


Exercícios para Relaxamento Vocal

  1. Com os olhos fechados, comece a massagear a cabeça com as pontas dos dedos (lavar a cabeça), ao mesmo tempo vá eliminando todo e qualquer pensamento.

  2. Alternando a palma da mão e a ponta dos dedos massageie todo o rosto (amassar o rosto).

  3. Movimente a cabeça para um lado e para outro (direita, esquerda) como se quisesse encostar a orelha nos ombros (não mexa os ombros), alterne o movimento passando a movimentar a cabeça para frente e para trás, por último faça movimentos de rotação com a cabeça.

  4. Com os braços soltos ao longo do corpo, faça movimentos de rotação dos ombros, para frente e para trás.

  5. Separe os pés, semi-flexione os joelhos (nunca faça nenhum exercício com a perna esticada e tencionada) e então comece vagarosamente a executar o movimento de rotação dos quadris (rebolar) alterne este movimento entre direita e esquerda.

  6. Junte os pés, coloque as mãos sobre os joelhos, faça agachamentos de forma bem lenta, tanto ao abaixar quanto ao levantar, sinta ao levantar que a sola de seus pés são os pontos de força que lhe trarão a posição ereta. 

Exercício de Respiração - Aula de Canto