Exercícios para Relaxamento Vocal

Algumas dicas práticas para aulas de Canto

  • O CORPO deve estar reto, bem esticado. Esta é a posição, sentada, ou em pé.

  • OS PÉS: O pé esquerdo fica um pouco à frente do pé direito, com 15-20 cm de distância entre os pés. Nunca se deve ficar com os pés juntinhos porque assim perde-se o equilíbrio.
    O peso do corpo deve ser distribuído entre os dois pés. O corpo deve se inclinar um pouquinho para frente, eu chamo esta posição de trabalho. Cantar é o trabalho do corista.

  • PEITO ALTO: usaremos muito esta frase porque o tórax deve assumir esta posição para conseguir a respiração diafragmática (gastaremos uma lição sobre a respiração ☺️).

  • OS OMBROS: numa posição bem natural. Não queremos uma posição forçada ou tensa, nem cansativa.

  • OS BRAÇOS: O corista geralmente segura a música na hora de cantar na igreja. Então, os dois braços ficam estendidos. O braço não fica junto ao tórax, com o cotovelo preso a corpo, mas numa posição mais para frente. O cotovelo e os braços ficam um pouco afastados do tórax. A altura melhor para segurar a música é a altura do peito.

    Quando ler alguma partitura ou até mesmo a letra da música, não deve haver necessidade de abaixar muito a cabeça para ler a música e a letra. Também a música não deve ficar numa posição tão alta que esconda o rosto, porque o rosto do corista ajuda na interpretação da música cantada.
  • A CABEÇA: erguida, como se fosse pendurada por uma corda. O rosto deve mostrar o sentido da música cantada (alegria, contemplação, devoção, tristeza).

  • A BOCA: para cantar bem, e ser compreendido, é necessário abrir a boca. É impossível cantar com a boca fechada. Vamos ver na próxima aula, que a boca se abre de maneira diferente para as cincos vogais puras (A, E, I, O, U).

Relaxamento Vocal

É essencial eliminar as tensões antes de cantar, e é isso que faremos primeiramente.
O relaxamento evita que você sobrecarregue o seu corpo com tensões e desgastes desnecessários, e
no caso do cantor(a), o seu instrumento é o próprio corpo!


Exercícios para Relaxamento Vocal

  1. Com os olhos fechados, comece a massagear a cabeça com as pontas dos dedos (lavar a cabeça), ao mesmo tempo vá eliminando todo e qualquer pensamento.

  2. Alternando a palma da mão e a ponta dos dedos massageie todo o rosto (amassar o rosto).

  3. Movimente a cabeça para um lado e para outro (direita, esquerda) como se quisesse encostar a orelha nos ombros (não mexa os ombros), alterne o movimento passando a movimentar a cabeça para frente e para trás, por último faça movimentos de rotação com a cabeça.

  4. Com os braços soltos ao longo do corpo, faça movimentos de rotação dos ombros, para frente e para trás.

  5. Separe os pés, semi-flexione os joelhos (nunca faça nenhum exercício com a perna esticada e tencionada) e então comece vagarosamente a executar o movimento de rotação dos quadris (rebolar) alterne este movimento entre direita e esquerda.

  6. Junte os pés, coloque as mãos sobre os joelhos, faça agachamentos de forma bem lenta, tanto ao abaixar quanto ao levantar, sinta ao levantar que a sola de seus pés são os pontos de força que lhe trarão a posição ereta.